Na primeira sessão do novo Parlamento foi declarado o Nepal uma República Democrática, com 560 votos a favor e 4 contra, o rei foi destituído de seus poderes e a dinastia Shah chegou a fim após 239 anos, dinastia essa que superou a dinastia Rana e Malla. O palácio real vai virar museu, o rei agora é um cidadão comum sujeito as mesmas leis que os mortais comuns.
A cidade esta em festa, ontem milhares de pessoas nas ruas celebravam com esperança de um Nepal mais justo e democrático. Foi uma festa linda, vimos pela TV o povo celebrando e cantando, os partidos levaram milhões de pessoas às ruas numa manifestação pacifica.
Foi criada a figura do presidente, que provavelmente será um líder maoista (Prachanda) e a Primeiro Ministro continuara com poderes, mas deve ser de outro partido. Os Maoistas, que venceram as eleições, mas fizeram apenas 29% das cadeiras do Parlamento, assim, tiveram de negociar, e foi bom para todos.
Há no ar a esperança de mais liberdade em todas as áreas, o país não é mais "um Reino Hindu" e ate o natal foi homologado como feriado nacional em respeito a minoria cristã. (antes no natal as escolas marcavam provas para irritar a minoria cristã).
Não cremos que haja chances de novas guerras, pois os guerrilheiros estão no poder também. A ONU já fala em tirar as tropas e os monitores de paz daqui. Como fomos visitados pela ONU e assim entramos na lista deles, recebi do Canadá hoje um e-mail circular felicitando a liderança política nepalesa, caiu em minha caixa como se eu fosse digno de parabéns também, agora esses lideres estão respondendo o e-mail a todos e até eu tenho recebido o que eles estão falando, todos falando em paz e unidade na nação. (Deus permitiu para que nós víssemos isso).
Vivemos no Nepal este momento histórico da nação, cremos humildemente que participamos disso, quando choramos, aqui e ai no Brasil, tantas lágrimas por esta linda nação do Senhor.
Silvio